Cabbage Field
equideos%20e%20caprinos%20na%20pastagem_

Conceito

Bem-estar holístico em respeito pela natureza

Quinta de agricultura biológica localizada na freguesia da Carnota, concelho de Alenquer, direcionada para atividades de bem-estar e contacto com a natureza.

Em 2020 aumentamos a capacidade produtiva, passando a cultivar cerca de 10 hectares.

Animais em maneio extensivo, alimentados com forragens e vegetais orgânicos, num conceito de produção vertical e circular.

Um efetivo de uma dúzia de caprinos sapadores mantém as pastagens permanentes arbustivas livres de infestantes.

O estrume dos equídeos é transformado em húmus para as nossas hortas biológicas através de vermicompostagem.

Galinhas poedeiras de raças autóctones, como a Pedrês Portuguesa, gansos, patos e perus são criadas em campo aberto, com acesso permanente aos respetivos abrigos para se recolherem e nidificarem. Estas aves produzem ovos biológicos de qualidade superior.

Sustentabilidade

consciência ambiental, praticas agrícolas sustentáveis e energias renováveis

oliveira centenária.jpg

Agricultura Biológica

As nossas praticas agrícolas derivam de uma forte consciencialização ambiental, do respeito intransigente pela natureza, fauna, flora  e pela preservação e melhoramento dos solos.

As terras não se herdam, são um empréstimo das gerações futuras, sendo nossa obrigação trabalha-las e entrega-las num estado significativamente melhor do que as recebemos.

 

Operamos em Modo de Produção Biológico (MPB), certificado da DGADR Nº. B2720.

Produzimos alimentos de qualidade superior, saudáveis e saborosos, mantendo presente o príncipio da total rejeição da aplicação de herbicidas e pesticidas não autorizados em MPB.

Mobilizamos o solo na exclusiva medida do necessário; não queimamos sobrantes de culturas nem pastagens espontâneas, alimentando com as mesmas os nossos animais ou incorporando a matéria vegetal triturada nos solos;  efetuamos compostagem; deservamos as pequenas áreas através de monda manual e as maiores com alfaias mecânicas integradas de forma a reduzir o número de passagens do trator; adubamos exclusivamente com fertilizantes orgânicos e com técnicas de adubação verde; recorremos a armadilhas  e a luta biológica contra pragas, ao mesmo tempo que preservamos os insetos auxiliares; praticamos a rotação de culturas e protegemos a biodiversidade, pela manutenção de sebes naturais e galerias ripícolas.

É com satisfação que vemos os esforços acrescidos de trabalho e financeiro dos agricultores em MPB serem recompensados pela gradual e consistente procura dos consumidores por produtos biológicos.

Arquitetura modular ecológica

A quinta assume-se como um exemplo de arquitetura modular ecológica. Infraestruturas sustentáveis, em integração e respeito pelo meio-ambiente.

Construção em aço leve, sempre que possível parcialmente elevada e assente em pilares, tirando partido dos declives topográficos, com as finalidades de minimizar o impacte na paisagem, evitar a impermeabilização dos solos e salvaguardar a reversão.

Incorporação na construção de elementos naturais como pedra da região coletada na propriedade, cortiça e madeira complementam o design de grandes espaços abertos e envidraçados.

construção hotel.jpg
img_20210225_181928.jpg

Energias renováveis, redução da pegada de CO2 e captação e armazenamento de águas pluviais

Produção de energias renováveis para auto-consumo.

 

Área livre de carros. Acesso de viaturas a combustíveis fósseis limitado aos parques de estacionamento junto às entradas da quinta,  em conjunto com práticas agrícolas para sequestro de Carbono, como contributos para a redução da pegada de CO2.

As necessidades de água para as atividades agrícolas e pecuárias da exploração são totalmente supridas pela captação e armazenamento de águas pluviais, de uma forma sustentável e responsável. Para o efeito recorremos a reservatórios, poços e a um grande tanque de rega, que no seu conjunto permitem armazenar 666 m3 de água. 


Não utilização de sacos e embalagens plásticas não reutilizáveis.

Promoção da pequena economia local

Parcerias com produtores e vendedores locais

Oportunidades de empregabilidade local

Rigorosa planificação em todas as áreas de negócio como garantia de um crescimento sustentado

 

img_20180715_175625.jpg